Ensino
Fundamental 1

Descubra nossos principais benefícios para crianças em idade escolar!

A criança no período de 6 a 10 anos já tem uma concepção de mundo formada e portanto, diferenciada das crianças menores. Todavia, elas ainda precisam de materiais concretos para a concepção da aprendizagem, mas seu viés cognitivo já contempla demais habilidades capazes de manipular mentalmente as representações internas, isto é, já possuem idéias e memória dos objetos, assim como realiza operações com elas.
A criança nessa idade já apresenta certa autonomia, além da capacidade de estabelecer relações e coordenar pontos de vistas diferentes (dela própria e dos outros), integra-se de maneira lógica e coerente. Em outras palavras, já temos um sujeito pronto para conceber conteúdos necessários para dar continuidade a sua formação acadêmica, tal como o refinamento da cultura que está inserida e emancipação das relações humanas, porém sem o egocentrismo cognitivo e social postas anteriormente.
Nessa fase a criança já pode manipular representações internas de objetos e de substâncias concretas, conservando mentalmente a noção de quantidade e o pensamento é reversível.
Portanto, além de ser a fase da alfabetização e concretização da mesma, é a fase onde as crianças desenvolvem e aprimoram hábitos de leitura, escrita, cálculos e conseguem se expressar facilmente através das artes concretas: pinturas, músicas, desenhos, gestos e emoções. A partir desse conhecimento, já é possível o individuo fazer uma interpretação do conhecimento adquirido, também do mundo e da sociedade que está inserido.
Na Escola Recanto do Saber o Ensino Fundamental é baseado no principio da interação com o outro e com o meio, mas diferencial e exclusivamente, a partir dos ensinamentos de Cristo a humanidade. Nossa filosofia Cristã nos norteia de forma que o exemplo da vida de Cristo seja tomada como base para um bom aprender e um bom relacionamento dentro da escola. As crianças são preparadas de maneira que se emancipem para ser responsáveis por suas próprias escolhas, saindo de um pensamento sincrético para um categorial, onde há distinções do bem e do mal, visando sua posição na sociedade e o que se almeja para a vida. Aqui levamos em consideração o nível de conhecimento de cada aluno, respeitando seu ritmo e proporcionando a todos novas possibilidades para a concepção da aprendizagem. As características individuais e subjetivas de cada um são respeitadas e motivadas a partir de suas necessidades.
Por ser uma fase de transição de pensamento e concepção da aprendizagem, durante as aulas, os educadores devem visar um desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos alunos, considerando e preparando cada um para o exercício da cidadania e autorreconhecimento dentro da sociedade. Em suma, nossa escola compreende e considera que Ensino Fundamental I deve preparar indivíduos que sejam capazes de se posicionar mediante as situações cotidianas de uma forma emancipatória, com autonomia, crítica, reflexiva e criativa, para que esteja apto à estabelecer relações de escolhas que irão nortear um caminho longo a ser percorrido nas demais fases da adolescência e vida adulta, garantindo assim o desenvolvimento pleno enquanto cidadão.

Números para Contato

Secretaria Pedagogica
(98) 98579-0466

Coordenacao
(98) 98428-8058

Diretoria
(98) 98429-3629

Supervisao
(98) 98428-7417

Secretaria financeira
(98) 98855-2289

×